Com a premissa de estar sempre em busca de inovações, a Rioar Automação Industrial, representada por seu sócio Adalberto Theis Junior, junto com uma comitiva de empresários de Santa Catarina, participou entre os dias 05 e 14 de abril, da Hannover Messe 2013, em Hannover, na Alemanha. Este ano, a feira industrial contou com recorde de participantes, 6.800 expositores de 70 países e um número de visitantes estimado em 240 mil pessoas.
A feira se caracteriza pelas amostras de inovação e tecnologia no setor industrial. “Podemos notar com essa experiência que a tendência cada vez mais forte é a de integração entre os diversos componentes industriais, através de redes de comunicação e interação, inclusive com dispositivos externos que tenham acesso a rede, como smartphones”, destacou Adalberto Theis Junior.
Um conceito proposto pela Bosch-Rexroth, premiado com o Hermes Award 2013, trouxe as funções de automação de fábrica para a internet, o que é uma forte tendência atual. Outro conceito da Hannover Messe é a inovação na utilização de materiais para fabricação, visando diminuir o impacto ao meio ambiente, a produção sustentável e o incentivo a indústria de reciclagem.
“Para nós da Rioar Automação é muito importante o conhecimento prévio das tendências industriais que se destacam nos países desenvolvidos, uma vez que, a expectativa de retomada do crescimento do Brasil passa pela otimização de processos industriais através da automação das plantas fabris”, complementou.
Juntamente com a Hannover Messe, a missão empresarial promovida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) organizou visitas técnicas a empresas alemãs, como Claas - Fabricante de Tratores e Implementos Agrícolas- e Jungheinrich - Empilhadeiras, Mercedes-Benz e Volkswagen.
O representante da Rioar, comentou ainda sobre o resultado das visitas efetuadas pela missão à Claas e Jungheinrich. “Podemos concluir a organização em células de produção, a linha de montagem dinâmica atendendo a diferentes tipos de produtos. Também sobre a verticalização da planta fabril com movimentação de componentes por dispositivos de automação inteligentes, distribuindo material por toda a planta fabril com eficiência e velocidade”.
Com a participação na missão empresarial, percebeu-se que os processos produtivos passaram por mudanças. “A utilização já amplamente difundida no Brasil de sistemas como 5S, Kanban, Kaizen mostra que nossa indústria, do ponto de vista gerencial, deve se tornar cada vez mais competitiva, em linha com as práticas adotadas por estas empresas”, finalizou.
Compartilhe: